quinta-feira, 17 de abril de 2014

Quais são os quatro tipos mais populares de placas-mãe?

Quais são os quatro tipos mais populares de placas-mãe?A placa-mãe dentro do gabinete está ligada a todos os componentes mais importantes do computador e é essencial para o seu funcionamento. A placa-mãe oferece um canal de comunicação entre o disco rígido (HD), o CPU e a memória RAM e também serve como mecanismo de sincronização entre cada um desses componentes. Para que todos os componentes do seu computador se encaixem da maneira apropriada e ele apresente um bom funcionamento, você precisa escolher a placa-mãe certa.

Baby AT

Uma versão menor da placa-mãe AT, que já foi muito popular, a baby AT tem 21,5 cm de largura e 25 cm de comprimento. Apesar de ser menor do que a AT, essa placa pode ser encaixada sem problemas em gabinetes que costumavam abrigar uma placa-mãe AT. A introdução dessa placa-mãe permitiu que os fabricantes de computadores diminuíssem os custos de produção por unidade, criando gabinetes menores e que exigem menos energia. O programa de controle integrado, ou BIOS -- do inglês Basic Input/Output System; Sistema Básico de Entrada/Saída em português -- para as placas-mãe baby AT é compatível com o sistema plug-and-play (encaixe simples).

ATX

Em 1995, apareceram as placas-mãe ATX, projetadas para suportar o então novo processador Pentium II. A placa ATX introduziu um sistema com velocidade de processamento maior, de 100MHz, e também permitiu que o sistema operacional desligasse o computador, graças a introdução do comando "shutdown" (desligamento). Essa placa-mãe contém uma porta gráfica acelerada e integra todas as portas de entrada e saída, incluindo as USB, diretamente nela.

Micro ATX

A placa-mãe micro ATX foi desenvolvida para atender as demandas dos consumidores por um computador menos e mais barato. Limitando o número de portas de entrada e saída da placa-mãe resultou na redução dos custos de produção e na diminuição do tamanho da placa. Assim, o gabinete pode ser menor e o computador precisará de menos energia para funcionar, o que leva a componentes mais baratos. Muitas placas-mãe micro ATX são compatíveis com os gabinetes AT mais modernos.

Placas-mãe próprias

Muitos fabricantes, como Dell, IBM, Compaq e HP, produzem um grande número de máquinas que recebem placas-mães exclusivas, ou próprias. Essas placas-mãe só se encaixam no modelo de computador para o qual foram projetadas. Como esses fabricantes produzem um número grande de computadores, esses tipos de placa-mãe estão instaladas em uma grande porcentagem dos computadores a venda no mercado.

0 comentários:

Postar um comentário